top of page

Perguntas e dúvidas frequentes

O Instituto atende no particular?

Sim! Realizamos atendimentos particulares em todas as especialidades.

Entre em contato conosco e obtenha mais informações.

Quais os horários de funcionamento?

Nosso horário padrão de funcionamento é:

Segunda a sexta-feira das 08h às 20h

Sábado das 08h às 17h

Para confirmar o funcionamento em feriados acompanhe nossas redes sociais ou entre em contato conosco.

Quais são os principais serviços do Instituto?

Avaliação Neuropsicológica
É um exame que tem como objetivo mensurar e descrever o perfil de desempenho cognitivo, avaliando suspeitas de alterações cognitivas que podem ser decorrentes de desordens neurológicas e outros transtornos.
​

Psicoterapia convencional
Trata-se de uma terapia cuja finalidade é tratar questões relacionadas à mente e problemas psicológicos como depressão, ansiedade, dificuldades no relacionamento, problemas com filhos, no trabalho, entre outros.
​

Terapia ABA
Significa Análise do Comportamento Aplicada e consiste no ensino intensivo das habilidades necessárias para que o indivíduo diagnosticado com autismo ou transtornos invasivos do desenvolvimento se torne independente.

Como escolher um psicoterapeuta?

É importante saber escolher o terapeuta para que você se sinta a vontade e para que as demandas sejam acolhidas da forma correta.
O psicólogo e o paciente vão trabalhar juntos, portanto, precisam ter empatia um com o outro. A dica é não sentir medo de entrevistar diversos especialistas antes de escolher um. 
Procure um profissional que faça você se sentir confortável e que naturalmente você confie nele para contar sua história de vida.

Quais as principais abordagens psicoterapêuticas?

Cada psicoterapeuta tem a sua abordagem de escolha. Existem diversas abordagens terapêuticas e algumas delas podem ser mais ou menos adequadas para determinadas condições ou transtornos. Portanto, conhecer as abordagens principais te ajudam a escolher o melhor tratamento disponível.

Conheça abaixo as principais abordagens psicoterápicas e saiba qual seria melhor indicada para você:

Psicanálise

A psicoterapia psicanalítica foi fundada por Sigmund Freud. De acordo com ele, as pessoas podiam ser curadas tornando conscientes seus pensamentos e motivações inconscientes. O objetivo da terapia é trazer ao consciente emoções e experiências reprimidas, para que os conteúdos inconsciente sejam refletidos. Ela é capaz de tratar diversos transtornos e perturbações psicológicas, como a depressão e a ansiedade. No tratamento, é possível resolver tanto os sintomas, como o que iniciou esse sintoma, sendo conhecida como uma psicoterapia profunda, de longo prazo. O objetivo da psicanálise é facilitar o processo de cura e reabilitação dos pacientes. O foco da psicanálise está no subconsciente, seus métodos envolvem a livre interpretação de ideias, identificação de mecanismos de defesa e análise de atos falhos.
​

Psicoterapia Junguiana/Analítica

Carl Gustav Jung foi o autor da Psicoterapia Analítica, que observa o universo simbólico e as técnicas expressivas. Essa abordagem também é conhecida como profunda e de longo prazo, onde o psicólogo analisa as projeções, transferências, sonhos e imaginação ativa, criando um diálogo entre o consciente e o inconsciente, o que ajuda na transformação e na ampliação de um olhar interior do paciente. A Psicoterapia Analítica leva em consideração que o inconsciente não contém influências somente da individualidade humana, como também do coletivo. Ela reconhece que o meio externo pode alterar os rumos de sua vida, assim como criar tendências de comportamento.
​

Psicoterapia
cognitivo-comportamental


A psicoterapia cognitivo-comportamental visa identificar e mudar padrões de pensamento e comportamento que são prejudiciais ao nosso bem estar. O objetivo é substituir estes comportamentos sabotadores por ideais saudáveis. Normalmente a técnica envolve o aprendizado de novas habilidades sociais e atua diretamente sobre o sistema de esquemas e crenças do paciente, para promover sua reestruturação  e resolução de problemas de forma positiva. Essa abordagem é ótima para resolução de dificuldades pontuais e fobias.
​

Psicodrama

O psicodrama precisa do coletivo para acontecer. Um grupo encena emoções e situações na vida dos pacientes, e interagem um com os outros para trabalhar questões pessoais. A técnica promove a espontaneidade dos sentimentos, produzindo insights transformadores. A comunicação verbal e não verbal é utilizada nessa modalidade de psicoterapia.
​

Fenomenologia

Segundo a psicóloga Ana Lia Clerot, a psicoterapia por fenomenologia procura compreender a vivência dos pacientes no meio social e também suas percepções do mundo que os cerca.
​

Psicoterapia Breve

A psicoterapia breve é um tratamento a curto prazo, com tempo e objetivos definidos. Normalmente, é indicada para quem esteja passando por alguma crise emocional aguda, que necessite de melhora imediata. Na psicanálise, a postura do especialista costuma ser neutra e passiva. Já na psicoterapia breve, o terapêuta se expressa de maneira ativa, e intervém nas falas do paciente constantemente, visando um tratamento mais intensivo que traga melhorias em um período pré-determinado.
​

Psicoterapia em grupo

Na psicoterapia em grupo, se formam rodas de conversas, onde as pessoas podem trocar experiências, identificando-se com as questões alheias. O psicólogo atua como mediador dessa conversa, e os participantes da terapia motivam-se entre si para enfrentar seus problemas.
​

Psicoterapia em casal

Casais que buscam a psicoterapia conjunta tem o objetivo de resolver conflitos no relacionamento, visando a melhora da qualidade de vida. As expectativas de cada um acerca da relação são expostas em terapia, para que ambas as partes cheguem a um acordo, sem a ocorrência de frustrações e mágoas.
​

​

 

bottom of page